Geralmente quando você compra um jogo novo, a primeira coisa a se pensar é: "Quais comandos utilizo para jogá-lo?"
Você liga o jogo, coloca New Game e é ai que a tragédia geralmente acontece.
Primeira tela e já percebemos que entramos no maldito tutorial. Geralmente é aquele trabalho feito nas coxas onde você é obrigado a vê-lo sem poder pular e leva algo entre 15...25 minutos. Literalmente é "Parabéns, você iniciou o jogo e agora terá que aturar 25 minutos até começar a fazer algo. Relaxe e goze!"
No entanto existem trabalhos maravilhosos no sentido oposto. Jogos que apresentam o tutorial de forma não perceptível e muito melhor elaborado. Alguns exemplos bem feitos são Zelda, onde você é introduzido nas novas mecânicas de jogo conforme avança. Ao pegar o boomerang, você logo se depara com um puzzle simples que necessita do mesmo. Instintivamente você aprende uma nova técnica sem nem ao menos ter que esperar alguém lhe dizer.
Outros jogos, como Half Life, God of War e Bioshock seguem a mesma linha de raciocíno.
Se os primeiros 15 minutos de um filme servem para atrair o jogador, o mesmo deve ser feito num game (apesar de que nele, você necessita de mais tempo e outros elementos), já que o tutorial deve ser instrutivo e divertido...e não algo formal como um juiz ditando as regras.
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
e ai blz ?
achei snes completo pra vender numa loja daqui
ve ai entre vcs se querem ou nao, minha irma ta voltando pro BR nesse mes e ela poderia levar na mala (+ economia pra quem for comprar)
[]'s
PS: meu blog ta quase pronto, to fazendo outro pq aonde eu hospedei o antigo a empresa ta fora do ar
Postar um comentário