Poxa, mas é óbvia a importância dele alguns vão dizer. No entanto, no Brasil não é tão incomum encontrar equipes de produção que não saibam e valorizem este profissional (do qual eu me incluo =))
Mas o que de fato um game designer faz? Para que ele serve se posso juntar uma equipe de artistas e programadores e simplesmente criar um jogo?Essas perguntas são facilmente respondidas com os 3 itens abaixo, fundamentais para nossa profissão:
Um game designer é responsável por:
1 – Criar a estrutura do jogo
Significa montar um conjunto de regras e mecânicas da qual o jogador vai interagir utilizando sempre como guia de criação a DIVERSÃO. A diversão sempre deve vir em primeiro lugar. Aqui não pensamos em programação e sim diversão e experiência do player.
2 – Elaborar o conjunto de sinais e feedbacks que tornam o jogo acessívelEsta é uma parte bem tricky. Significa pensar nos sinais (modo de me mostrar como fazer um input no jogo (ou seja, apertar uma tecla) e como esse input se comportará), assim como os feedbacks (resultados do meu input. O que eu mostro ao jogador para mostrar um acerto ou erro e como fazê-lo aprender esse sinal).
Parece simples, mas é extremamente complexo e envolve muito mais do que mostrar “aperte B para atacar”.
3 – Tunar os diversos sistemas existentesÉ atribuir valores para os diversos sistemas, analisar os resultados e modificar os valores novamente para atingir o resultado desejado de dificuldade e balanço do jogo.
Geralmente a tendência de GD iniciante é se colocar valores fixos e não os alterar, achando que a previsão inicial estava correta, mas acertar de primeira é praticamente nulo em GD, afinal de contas, trabalhamos na experimentação.
Estava pensando em anexar um texto com uma análise do sistema de combate de Batman: Arkham Asylum utilizando esses conceitos, mas o post ficaria muito grande. Prometo colocá-lo no próximo.

Quem estiver vendo o blog e quiser mandar um comentário sobre como funciona o sistema, esteja á vontade. Serve como um bom exercício para GD e posso dar o meu feedback se você está indo na linha correta de pensamento (lembrando sempre, postem do ponto de vista de GD).
Abs!