segunda-feira, 28 de maio de 2007

The Elder Scrolls IV: Oblivion – The Shivering Isles


Como comprar: Download Live Marketplace

Preço: 2,400 Microsoft Points

Tamanho: 993.75 MB

Novos pontos de achievement: 250 pontos

Após ter salvo Tamriel, virado vampiro, me unido a todas as guildas e fechado os portais para Oblivion, entre tantas outras milhares de quests em mais de 102 horas de jogo, decidi experimentar Shivering Isles.

Prometida como uma verdadeira expansão para o game, ela garante mais de 30 horas de aventuras e explorações neste novo Daedric Healm. Dividida entre as duas faces de Sheogorath, o Príncipe Daédrico da Loucura, Shivering Isles é cortada entre Mania e Demencia, ambas com fauna e flora diferenciadas.

A primeira e verdadeira expansão de Oblivion

A expansão Shivering Isles estava sendo desenvolvida desde a finalização de Elder Scrolls IV: Oblivion. Apesar de terem desenvolvido uma série de outros packs para o jogo, como Horsepack Armor, Dunbarrow Cove, Mehrune’s Razor e até mesmo Knights of the Nine que acrescenta aproximadamente 10 horas de jogo, o principal foco da equipe de desenvolvimento da Bethesda Softworks estava centrada nas Shivering Isles.

A promessa foi cumprida. Para aqueles que presenciaram todos os acontecimentos do game principal, vocês irão presenciar muitas novidades, entre as mais de 30 horas de jogo que a expansão acrescenta no universo do game.


Entre as principais características do jogo, estão:


- Portal para Shivering Isles e criação de um novo continente em outro plano de Oblivion.

- Criação de New Sheoth, cidade principal do reino, dividida em 3 zonas: Mania, Demencia e Sheogorath Palace. Arquitetura totalmente desenvolvida com exclusividade para a expansão.

- Mais de 10 quests principais além de dezenas de outras secundárias que variam muito de objetivo.

- Novas dungeons, totalmente diferentes das existentes no jogo original, baseadas na arquitetura do deus da loucura.

- Novos monstros, como Flesh Atronachs, Shambles e Grummites.

- Novas armas, armaduras, pergaminhos de magia, ingredientes para alquimia, livros e objetos para casas.

- Fauna e floras únicas para o plano, baseadas nas duas faces do deus da loucura: Mania, onde tudo possui cores vivas e quentes; e Demencia, onde tudo é frio e retorcido.


Mania e Demencia – Bliss e Crucible

O reino é dividido em duas partes: Mania e Demencia. A idéia foi representar os dois lados do deus da loucura: a criatividade e a loucura.

Toda a fauna e flora se altera possibilitando que você pegue novos ingredientes para alquimia.

No lado dos monstros, cada parte possui monstros característicos.

O que mais chama a atenção no entanto é a cidade-capital de Shivering Isles: New Sheoth. Seguindo a divisão do reino, ela é cortada ao meio, em dois distritos:

- Bliss (Mania): Bliss é uma cidade alegre, com artistas e criatividade aflorando por todos os lados. Desde donas de livrarias depravadas até um homem que não dorme mais ,pois acha que as paredes cairão sobre sua cabeça, estarão presentes aqui. Toda Mania é patrulhada pelas Golden Saints, amazonas que utilizam armaduras que brilham como ouro. Ótimas guerreiras.

- Crucible (Demencia): Crucible é decadente e reflete o lado demente e distorcido de Sheogorath e seus habitantes. Suicidas, traidores, entre outros estão presentes. Demencia é patrulhada pelas Dark Seducers, amazonas de pele roxa e armadura negra. Odeiam as Golden Saints.

Cada lado é governado por um soberano: o Duque Mania, que adora comer e pintar quadros; e a Duquesa Demencia, paranóica por achar que existe uma conspiração para assassiná-la.

De olho em ambos está o próprio deus da loucura, com seu pomposo conselheiro.


E as quests? Como são?

Como o intuito não é revelar detalhes sobre a trama de Shivering Isles, falarei somente sobre as diferenças encontradas entre as quests do game e de sua expansão.

Ao contrário de Oblivion, a expansão diferencia, e muito, os objetivos das quests. Desta vez teremos menos hack n’ Slash (mais conhecido como Hulk Esmaga) e mais quests inteligentes. Não entendeu nada? Vou dar um exemplo genérico: Geralmente ao entrar em dungeons você enfrenta os monstros e pega o tesouro certo? E se isso fosse mudado e na verdade você entrasse na “sala de controle” da mesma e brincasse com os aventureiros, mais ou menos como um mestre de RPG? Muito legal!

O interessante é como eles diluem os tipos de quests para que você não fique entediado. Hora algo mais hack n’ Slash, depois uma quest de conversa, outra exploratória...e coisas do tipo.


Novos monstros

A expansão acrescenta monstros bem interessantes ao jogo, como Flesh Atronachs – Que são como golens (no game original você encontra com Atronachs de fogo, gelo, terra...), além de homens-peixe, uma tribo de grummites, que se organizam como os Goblins, e criaturas-árvore, que se camuflam entre as arvores para atacar furtivamente.


Novas armas e ingredientes

Entre as novas armas, podemos encontrar algumas bem interessantes. Imagine uma espada que ganha mais força conforme você derrota inimigos? Legal, não é? E se ela também mudasse de elemento de acordo com o dia e a noite? Isso parece dejavú de AD&D =P

Entre essa e outras, você pode coletar durante as aventuras dois tipos de “elementos”:

- Madness Ore

- Amber

Providos de Demencia e Mania respectivamente, cada um permite que você crie armas e armaduras exclusivas. Para tal, visite o ferreiro de cada um dos lados da cidade de New Sheoth.


Compro ou não compro? Qual o veredicto?

Comprem. Realmente vale muito a pena ter essa expansão. Se você gosta de Oblivion, já comprou todos os outros Packs, ou está começando a explorá-lo, gaste Microsoft Points e passe mais 30 horas se divertindo em um lugar completamente diferente.

Termino de escrever por aqui, já que as features dizem por si só.


Conquistas do Jogo

51. Tourist, Shivering Isles 20 pontos
Entered the Shivering Isles.

52. Aspirant, Shivering Isles 20 pontos
Reached Aspirant Rank in the Court of Madness.

53. Citizen, Shivering Isles 20 pontos
Reached Citizen Rank in the Court of Madness.

54. Madman, Shivering Isles 20 pontos
Reached Madman Rank in the Court of Madness.

55. Honored Madman, Shivering Isles 20 pontos
Reached Honored Madman Rank in the Court of Madness.

56. Duke Dementia, Shivering Isles 30 pontos
Reached Duke of Dementia Rank in the Court of Madness.

57. Duke Mania, Shivering Isles 30 pontos
Reached Duke of Mania Rank in the Court of Madness.

58. Regent, Shivering Isles 20 pontos
Reached Regent Rank in the Court of Madness.

59. Defender, Shivering Isles 20 pontos
Reached Defender of the Realm Rank in the Court of Madness.

60. Madgod, Shivering Isles 50 pontos
Stopped the Greymarch.

Um comentário:

Marcos Engelberg disse...

Soh uma coisa pra dizer, ou melhor duas

primeira - "Ñ gosto de Oblivion" XD
segunda - "Rapadura é doce, mas ñ eh mole ñ"

tenho dito XD