sexta-feira, 30 de março de 2007

Cenários contando histórias

Hoje eu estava falando com um amigo sobre o Bioshock. Game de PC e Xbox360 que traz várias inovações além de ter gráficos estupendos. No meio da conversa, acabamos chegando no ponto do clima que o jogo tem. Os cenários são tão bem planejados que você realmente se sente imerso na cidade aquática de Rapture, e mesmo sem saber o que aconteceu ali, o cenário vai te contando de pouquinho em pouquinho como foi que as coisas foram de mal a pior.

Como adoro Level Design, vou mostrar alguns concepts e imagens de jogos que procuram trabalhar a história além do convencional diálogo ou texto escrito, passando sentimentos aos cenários.

Os primeiros exemplos são do Resident Evil 0. Não vou contar sobre as histórias dos games, pois meu enfoque é diferente.

Este concept referente ao compartimento de bebidas do trem revela diversas coisas:
1- Pelo estilo das cadeiras e moveis caros, com madeira decorando toda a parede e detalhes por todos os lados já notamos que esse trem era muito luxuoso, e certamente a Umbrella não poupou despesas (como diria o criador do Jurassic Park).
2- Apesar do ambiente estar visivelmente abalado, ele não está sujo ou com deteriorização por tempo, o que demonstra se tratar de um ambiente em uso até pouco tempo (inclusive pelas luzes ligadas)
3- Algumas pessoas deviam estar no compartimento, sendo uma no bar, outra sentada na cadeira que com a entrada dos leeches a derrubou da mesma, outras pessoas sentadas na mesa da frente, inclusive alguem pegando gelo, que com o susto deixou o recipiente virar sobre a mesa, e a de trás próxima a porta do vagão.
4- As leeches entraram pelos vidros do trem, quebrando-os, o que pode ser notado pelos restos de cacos pelo chão.

Também há coisas irregulares, claro. Um exemplo são as bebidas que continuam no mesmo lugar, sem terem sido jogadas para o chão (o trêm é repentinamente parado após o ataque das leeches).

Concept da cozinha do trem. Detalhes sobre ela:

1- Nota-se que o ataque das leeches deve ter ocorrido logo após uma refeição, já que os pratos estão todos na pia para serem lavados e também há panelas de comida no fogão.
2- A porta do freezer, outra acima da pia, o balde de água e uma garrafa ao lado da caixa no chão sentiram o efeito da parada brusca. Também é possível perceber em qual sentido o trem parou.
3- O relógio marca meia-noite. Pode parecer um detalhe besta mas é considerável para sabermos em qual momento do dia essa parte do jogo se passa.
4- Não deviam haver muitas pessoas na cozinha durante o ataque, já que não se vê muitos resíduos de correria. Talvez houvesse alguém próximo a pia aos fundos, já que a luz está ligada naquela parte.



Saindo um pouco do Resident Evil, temos essa figura do Silent Hill 3.
Aqui temos uma coisa um pouco diferente. Ela não nos conta exatamente o que aconteceu, mas a montagem da cena nos inspira curiosidade e ao mesmo tempo medo do local.

Estaria alguém dentro do boneco? Por que a boca está suja de sangue? O pescoço parece ter sido cortado, e o sorriso de sangue formam um conjunto que apesar de simples é altamente imersivo. Esse é o tipo de montagem onde você se pergunta: Que diabos está acontecendo aqui? Isso é real?


==== Bom, vou parar por aqui senão o Darth Helmer vai começar a usar o poder da salshicha em Lone Star.... UHauehauheauhea. Achei essa foto enquanto procurava as imagens e achei ótima a tirada.



Até mais!

3 comentários:

Auron disse...

Spaceballs é o melhor filme do mundo, Darth Helmet é o cara.
E aquele coelho é do demônio.

Unknown disse...

ola cara queria te perguntar uma coisa e que eu tive uma ideia a pouco tempo sabe e eu mas 3 colegas vamos começara a produzir um game de survival horror eu ja tenho noçoes basicas de programaçao
e um de meus colegas ja e formado agente tava querendo usar o 3d game studio mas o problema e que agente nao acha nem para comprar nem para download teria como voce me ajudar , tipo algum lugar que compra ou faz o download sei la to precisando muito se poder me ajudar vlw

Unknown disse...

se puder me adicionar no msn vai ele ai
hioga_16_@hotmail.com

vlww ai cara