domingo, 18 de março de 2007

Sábio + mendigos bêbados + QTE = Great Games - Shenmue

Eita fórmula maluca. Você não deve ter entendido nada, certo?

Agora se você já teve um Dreamcast com certeza deve ter se lembrado de Shenmue. Criado pelo guru da SEGA, Yu Suzuki, e lançado em 2000, foi um dos clássicos lançados para o console.

Esse game sempre me surpreende pela quantidade de coisas que inspiraram outros games atuais e como ele até hoje se parece tão bem elaborado e executado. A história era a seguinte: Um chinês chamado Lan Di aparece na casa de Ryo Hazuki (no caso, o personagem que você controla) e enfrenta Iwao o pai do jovem. Após conseguir um estranho espelho chamado Dragon Mirror ele mata o pai de Ryo e desaparece. É ai que começa a aventura de Ryo que deve desvendar os mistérios da morte de seu pai e se vingar do chinês malvado.

Nada demais para uma história. Agora a forma como ela é executada é de outro mundo. Yu Suzuki nomeu o sistema de Shenmue como FREE, ou Full Reactive Eyes Entertainment. Vou postar algumas das coisas mais legais que ele trouxe.

- QTE (Quick Timer Event)

Nome estranho não é? Resumindo: são botões devem ser apertados rapidamente durante uma cutscene para que você consiga passar do evento. Repare na imagem ao lado, e você verá isso em uma das cenas onde Ryo deve desviar da moça de vermelho logo a frente.

O QTE criou uma nova forma de interação entre as cutscenes e melhorou as sequências de ação. Hoje em dia ele é utilizado durante sequências de combate, em God of War (se não me engano chamam de movimento cinematográfico) e Resident Evil 4 para não citar outros. Uma das outras coisas legais desse sistema é emular uma situação, como quando em Resident Evil 4 Leon está com uma corda presa a sua perta sendo puxado para o fundo do lago e você deve apertar um determinado botão rapidamente para cortar a corda. No momento da cutscene você realmente se desespera e sente um pouco da agonia de Leon, emulada através da cena inesperada mais a necessidade de apertar o botão o mais rápido possível.

- Dia/Noite e tempo

Shenmue tem um sistema de clima e tempo como nunca visto antes. Durante o jogo o clima muda, podendo fazer sol, chover e até nevar. Além disso, o jogo possui um sistema de tempo, onde
1 hora no jogo representa alguns minutos reais.

Isso por si só não seria tão legal se não estivesse atrelado a um elaborado sistema de NPCs, que tem comportamento diferenciado, e fazem diferentes coisas de acordo com o horário. Um exemplo é um dono de loja que chega no distrito comercial as 7hs, para na barraca de hot dog as 8hs, come um lanche, segue para a sua loja, abrindo-a (sim, literamente você vê algumas lojas sendo abertas pelo NPC) e então fica vendendo seus produtos. Tem NPC que antes de fechar, até varre a frente de sua loja. Posteriormente vimos isso em jogos como Elder Scrolls III e IV, Radiata Stories e outros.

- Pegue tudo, veja tudo

Outra feature muito interessante foi a criação de cenários e itens totalmente interativos. O maior exemplo disto é a casa de Hazuki. Além de poder tirar quadros da parede, abrir gavetas (pegando pilhas, fotos, caixas de fósforo e etc...), ligar para alguém (sim, você podia ligar para os seus amigos, e se eles estivessem em casa, até batiam um papo), ligar/desligar a luz, abrir a geladeira para pegar algum alimento, e até mesmo jogar um sega saturn que está guardado no movel da TV.

Esse último era o melhor... jogar um jogo dentro de outro jogo. Fantástico! (tudo bem que isso já tinha sido feito em jogos como Day of the Tentacle onde você jogava Maniac Mansion, mas Shenmue possuia diversos jogos)

Agora você deve se perguntar... e o jogo fez sucesso, certo?

Fez, mas não tanto quanto a SEGA desejava. Uma série de problemas fizeram com que Shenmue, até então um dos jogos mais caros já produzidos, não trouxesse todo esse retorno financeiro. Planejado para uma sequência de 6 jogos (jogos episódicos até então não estavam na moda), acabou tendo somente 2 jogos lançados (o segundo saiu para o XBOX e Dreamcast) e o futuro da série é incerto.

Mas o game deixou um legado e hoje em dia vemos diversas features criadas ou reutilizadas que derivaram desses sistemas inovadores que Shenmue criou. Uma luz no fim do túnel é outro título da SEGA considerado sucessor espiritual de Shenmue, o game Yakuza. Eu poderia falar de diversas outras coisas desenvolvidas com o game, mas meu post já está muito grande.

Recomendo jogarem ou lerem sobre ele. Vale a pena para se ter novas idéias ou se apoiar em um sólido sistema de jogo.

Até mais!

2 comentários:

Anônimo disse...

Sim, eu adorei o 2º jogo para Xbox, é dos poucos jogos que gosto.
Um outro jogo de dreamcast que também acho que é da SEGA que eu adoro, é Soul Calibur.
Esse jogo era EX-CE-LEN-TE! EXCELENTE!
Também reparei que este blog não tem muitos comentarios, eu vou ver se passo por cá de vez em quando ^^

Flavio disse...

BGE (best game ever)
Me arrependo de ter vendido o meu XD, hehe sériao, acho q vou comprar um denovo heheh, caso nao seja relançado em algum videogame da nova geração.